sábado, 7 de setembro de 2013

Solidariedade aos companheiros da UEM! Abaixo a repressão da reitoria e da guarda!


A estudante na foto acima é uma das que foram brutalmente agredidas pela Guarda Universitária da Universidade Estadual de Maringá no dia 5-09 à noite. Leia abaixo um relato da estudante Camila Galleti sobre o ocorrido:

"A aluna é a Tamires, amiga minha e companheira de luta aqui. Ontem pela noite, depois da aula, lá pelas 23h30 um grupo de estudantes estavam no DCE se articulando contra as agressões que tem ocorrido dentro do Campus da UEM e discutindo a situação precária que a UEM está. De quinta-feira a noite, quase sempre acontece sarau e sempre vai muitos estudantes, cerca de 300 estudandes da instituição e da comunidade externa, mas nos últimos meses a polícia tem entrado no campus e repremindo xs estudantes e por isso faz muitas semanas não há festas no campus. Ontem, estava tendo REUNIÃO no DCE, não havia consumo de bebidas alcoolicas e etc. Os vigias (cerca de uns 20 vigias) pediram para xs estudantes sairem do campus mas os alunos se recusaram. Após isso os vigias começaram a agredir xs estudantes e principalmente AS ESTUDANTES. A Tamires (menina da foto) levou uma lajotada na cara, sofreu traumatismo craniano e alguns estudantes de Ciências Sociais tiveram nariz quebrado, hematomas, uma companheira do Coletivo Maria Lacerda foi jogada ao chão e pisoteada. Enfim, foi uma ação truculenta. Hoje pela manhã realizamos uma reunião com cerca de 100 a 200 alunxs, professorxs e servidorxs, todos apoiando xs alunos agredidxs e tiraramos alguns encaminhamentos de luta contra a reitoria e contra o fato ocorrido...enfim, foi lastimável o que houve e a reitoria não se posicionou perante tal fato."


A agressão ocorrida é de total responsabilidade da reitoria da universidade, que utiliza a política repressiva para coibir a organização política e as atividades sociais dos estudantes. A própria polícia militar disse que o reitor da UEM solicitou que fossem feitas rondas no campus nos dias de festa para coibir os eventos. Nos solidarizamos com todos os estudantes agredidos e consideramos fundamental uma campanha ativa de solidariedade contra a repressão sofrida pelos estudantes.


PUNIÇÃO A TODOS OS RESPONSÁVEIS! FORA POLÍCIA DO CAMPUS DA UEM! FIM DA GUARDA UNIVERSITÁRIA!POR UMA UNIVERSIDADE LIVRE E DEMOCRÁTICA! SEM REPRESSÃO DA POLÍCIA OU DA GUARDA!PELO DIREITO DE FESTAS E ORGANIZAÇÃO POLÍTICA NA UNIVERSIDADE!

0 comentários:

Postar um comentário