quinta-feira, 12 de setembro de 2013

ESCANDALOSA PERSEGUIÇÃO AOS SECUNDARISTAS NO AMERICO BRASILIENSE!

DECLARAÇÃO DA JUVENTUDE ÁS RUAS SOBRE A TENTATIVA DE EXPULSÃO DE 15 SECUNDARISTAS NO E.E. AMÉRICO BRASILIENSE.

Por Kevin D’arc e Virginia Guitzel



                Antes de Junho, a juventude secundarista já se fazia presente nas manifestações. Na greve dos professores do Estado de São Paulo, em Maio, foram o setor mais ativo em realizar uma aliança com os professores, em defender seu direito de greve e juntos lutavam por educação de qualidade. Junho, a juventude de conjunto foi às ruas contradizer o discurso de país potencia e evidenciar a crise da educação, da saúde e dos transportes públicos.
Essa revolta que foi às ruas, com a juventude cansada dos políticos corruptos não perderia suas forças com a volta as aulas. O reencontro dos estudantes que se viam nas grandes marchas que paralisaram o país, era sem dúvida o maior medo dos governos e das diretorias e reitorias das escolas e universidades.
Depois do 7 de Setembro, que significou uma retomada dos atos massivos em todo o país, a mídia burguesa tentou convencer que não estamos mais numa situação favorável, de que os protestos refluíram e de que “a juventude de Junho se perdeu o caminho”. Tentou omitir que a repressão dessas manifestações foi ainda mais brutal do que a quinta-feira sangrenta de 13 de Junho. Tentou ofuscar que a politização generalizada e a força demonstrada da juventude que arrancou os vinte centavos do bolso dos grandes capitalistas do transporte não permitiria mais o país voltar as velhas ilusões do passado.
Desde a volta as aulas, a escola E.E. Américo Brasiliense de Santo André esteve contaminada pelo anseio de uma educação de qualidade. Era a gota d’gua com a repressão absurda das diretoras, dos ataques aos professores mais precarizados (categoria O), da péssima estrutura da escola e o conteúdo das aulas que apaga o histórico de luta do povo negro, das mulheres, LGBT e trabalhadores.
A UJS e a UBS (ambas ligadas diretamente ao governo – PT - e sua base aliada, PCdoB) com uma medida desesperada de capitalizar todo esse sentimento de revolta, colaram os cadeados da escola para realizar um fracassado ato por 100% dos royalties do petróleo para educação. Apesar disso do processo se desenvolveu a formação de diversas chapas (12 no total) para disputa do grêmio, o que expressa um fenômeno da juventude que busca se organizar para conquistar um novo projeto de educação.

A revolta das Mexericas.

Com esse espirito combativo, e tendo ganhado as ruas para si, os alunos do E.E Américo Brasiliense protagonizaram uma “guerra de mexericas” no intervalo do dia 05 de Setembro. As mexericas que acertavam as mesas feitas de barricadas pelos alunos, representavam o espirito de Junho que segue forte na juventude. A escola prisão, que segue sendo o projeto de Educação dos governos, começa a ser contestada de diversas formas, com muita coragem e ousadia dos estudantes.
A diretoria junto a coordenação reproduz a mesma perseguição que assistimos o governo e a policia fazerem com os Black Blocks em todo o país. Com investigações e muita arbitrariedade, a diretoria tenta punir os lutadores que buscam não apenas se manifestar, mas apontar uma alternativa para a decadência do ensino público.
A diretoria ontem (10/09) realizou uma reunião de Conselho e votou a expulsão de 8 alunos, sem nenhuma mediação e sem se preocupar que estamos apenas há 2 meses do fim do ano letivo e esses jovens não terão como continuar seus estudos. Demonstrando que a educação é a ultima de suas hierarquias.

Não a Caças Bruxas no Américo Brasiliense! Nenhuma perseguição passará!


                Assim como temos visto a brutal perseguição aos lutadores por todo país, com a prisão de cinco supostos moderadores da página oficial do Black Block do Rio de Janeiro, a diretoria tenta se apoiar nos passos dos que se colocam contra as vozes das ruas, para realizar um grande caça as bruxas na escola. Assim, elimina todos os alunos que não se “enquadram na submissão que tenta lhes impor”. Não podemos permitir nenhuma repressão aos movimentos sociais, não podemos permitir nenhuma punição aos que questionam a escola e querem transformá-la.
A diretoria ditadora não tenta apenas silenciar os estudantes, mas já vem perseguindo professores que tentam ajudar na organização das eleições do grêmio estudantil. As vésperas das eleições do grêmio que ocorreram nesse próximo dia 23, tentam expulsar 15 alunos para não por em risco sua figura firme e tentam demonstrar que apesar de Junho e de todo esse sentimento de revolta que não pode mais ser contido, a direção é capaz de manter a ordem.
Nós da Juventude ÁS RUAS, que construímos a Chapa A-90 lutamos para construir um forte grêmio estudantil que desde já se coloque a tarefa de defender os estudantes, não permitindo nenhum tipo de perseguição ou punição. Chamamos as demais chapas que concorreram as eleições do Grêmio a se somarem a esse movimento democrático, denunciando fortemente a política nefasta da direção, que no discurso diz estar a serviço da melhoria da educação, mas serve apenas para disciplinar os que questionam e manter a educação como corrente de transmissão da ideologia do governo e dos capitalistas.

A-90 – Um exemplo que torna uma boa resposta!

O nome de nosso chapa para as eleições do grêmio estudantil é uma homenagem a uma escola chilena e a partir dos processos de luta conquistaram uma escola sem direção e coordenação. Desvinculado dos projetos do governo, conseguiram por de pé uma escola gerida pelos funcionários, professores, pais de alunos e os próprios estudantes.  Achamos que esse exemplo de luta e de que é possível acabar com a escola prisão deve nos apaixonar a defender todos os lutadores rumo a colocar de pé uma escola livre com estudantes livres!
Fazemos um chamado aos pais desses 15 estudantes perseguidos e aos demais pais que veem esse grande ataque da direção com bastante repulsa a se somarem a esse movimento, para arrancar do governo nosso direito de uma escola que esteja a serviço do conhecimento e aprendizagem.


- POR UMA AMPLA CAMPANHA CONTRA A REPRESSÃO AOS LUTADORES!
- CONTRA A EXPULSÃO DOS 15 SECUNDARISTAS! TODO MUNDO TEM DIREITO DE ESTUDAR!
- PELA REINTEGRAÇÃO IMEDIATA DE TODOS OS ESTUDANTES EXPULSOS!
- PELO FIM DA PERSEGUIÇÃO AOS ALUNOS E PROFESSORES! POR GREMIOS LIVRES E PELO DIREITO A LIVRE MANIFESTAÇÃO DOS PROFESSORES!

- POR UM GREMIO FORTE E COMBATIVO QUE DESDE JÁ CONTRIBUA NA LUTA DOS ESTUDANTES CONTRA A DIREÇÃO RUMO A UMA ESCOLA GERIDA POR PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, PAIS E ALUNOS, COM MAIORIA ESTUDANTIL!

0 comentários:

Postar um comentário