terça-feira, 11 de junho de 2013

São Paulo, 29 de Maio de 2013
 
Nós estudantes da Escola Estadual Architiclinio Santos, viemos por meio desta pedir ajuda em relação aos acontecimentos ocorridos no ultimo mês em nosso meio escolar. A busca por um ensino melhor, envolve toda a comidade, não somente os alunos e professores.  Por isso, nos sentimos no direito de protestar e lutar contra um sistema de repressão e autoritarismo, que vivenciamos no nosso dia-a-dia.
A repressão começou a ficar mais visível a partir do momento em que os alunos de nossa escola, foram barrados pela falta do uso dos uniformes. Há uma lei estadual que consta com que o uniforme escolar só pode ser obrigatório a partir do momento em que o mesmo é distribuído gratuitamente, caso contrário, não pode ser exigido. Um grupo de alunos mobilizados pela má atuação da direção, debatera com a mesma, chegando ao consenso de que haveria um plebiscito para decidir se o uso do uniforme seria obrigatório ou não, juntamente com pais e alunos. O plebiscito ocorreu e o uso obrigatório do uniforme foi negado, e foi decidido que somente seria obrigatório o uso da carteirinha escolar, dada gratuitamente pela escola. A direção insinuou que o plebiscito foi burlado pelos professores e alunos, anulando assim o mesmo, e criando um clima de tensão entre direção e professora/aluno.
Através da greve dos professores estaduais que começou no dia 19 de abril (19/04), os alunos influentes se mobilizarão pela falta de assistência à educação, a desvalorização do professor, e a precarização do ensino público. Com o objetivo de criar um sistema democrático em que todos tenham voz, ocorreu uma assembléia com os principais argumentos a serem discutidos acima ditos, em que os alunos decidiram entrar em greve juntos por uma semana, com o objetivo de apoia-los na luta pela educação pública de qualidade! No ultimo dia de greve, houve uma passeata organizada pelo alunos da escola Architiclinio (Arch), com intuito de fortalecer a mobilização. Tal movimento reuniu estudantes e professores da várias instituições de ensino. Tanto nós alunos como professores, sofremos assédio moral pela direção, a partir da invasão em redes sociais, como convocações particulares na sala da direção. 
E por último mas um fato muito importante, foi a demissão do nosso querido professor Rafael Limongelli. Sim, querido professor adorado por todos os alunos da escola. O professor Rafael foi demitido por injusta causa, já que os motivos aparentes são de que ele tenha sido demitido por conversar com seus alunos sobre tal greve dos professores que havia ocorrido. Essa demissão é algo que não podemos aceitar, já que estamos sendo prejudicados em relação as aulas de Sociologia, matéria que o professor Rafael nos ensinava com muito amor, e sabedoria! Mesmo tendo um professor substituto, já estávamos acostumado com o modo de trabalho do professor Rafael, que nos ensinava muito bem! Exigimos com que o professor Rafael seja readmitido na nossa escola, já que não há uma causa realmente plausível para sua demissão, e levando em conta também que sentimos falta de suas aulas, e que isso vai nos prejudicar no futuro. Exigimos um ensino de  qualidade, e gratuito!

Gremio estudantil do Arch

0 comentários:

Postar um comentário