quinta-feira, 27 de junho de 2013

Juventude às Ruas na luta contra a precarização da educação!

Por Anna, Juventude às Ruas Unesp Franca - 


Em um processo de ascenso dos movimentos sociais em conjunto com uma grande massa da população no último mês no Brasil, os estudantes têm demonstrado o quanto é possível sair às ruas e arrancar os seus direitos com estratégias de luta e resistência.

A luta contra a precarização tem sido uma das fortes campanhas impulsionadas pela juventude, e na conjuntura atual da unesp tem se mostrado de forma bastante expressiva no que diz respeito à permanência estudantil, por construções imediatas de moradias estudantis e restaurantes universitários, assim como no aumento de bolsas sócio econômicas e o embate contra o pimesp - programa empurrado goela a baixo pelo governo visando a meritocracia e filtrar cada vez mais quem entra no funil da universidade pública.                 

Ainda, forte expressão na campanha contra a repressão axs lutadorex, contra todas as sindicâncias e processos abertos como um ataque à mobilização estadual dos estudantes e a repressão policial que assassina diariamente a juventude pobre e negra nos morros e favelas, os indígenas e os sem terra que lutam pelos seus espaços, e mesmo nos centros urbanos, com a higienização dos sem teto e aos marginalizados desse sistema assassino.

Não esqueceremos todas as mortes e ataques da classe trabalhadora, não nos calaremos diante da opressão necessária para a manutenção desse mesmo capitalismo que explora e divide os trabalhadores, os deixa na miséria e no abismo de não poder assumir sua identidade, seu gênero e suas vontades. Contra a repressão sexual, que tem se colocado cada vez mais explicita dentro do próprio governo, que se diz laico mas rechaça e interfere na vida das pessoas.

A luta da Unesp é só uma expressão do que acontece dentro e fora de seus muros, fazendo alusão do corte de bolsas à falta de garantia de moradia e modo de vida digno. Essa juventude deve se aliar à classe trabalhadora, se colocar à frente levando seu projeto e construindo um movimento realmente organizado, para que não se perca esse momento crucial para a história da luta de classes e lutar juntos inclusive contra os oportunistas que têm surgido querendo colocar suas demandas alheias aos trabalhadores e a juventude, em meio a todas as manifestações avassaladoras dos últimos dias em âmbito nacional.

Todo apoio às greves e ocupações espalhadas pelos campi da UNESP há dois meses! Todo apoio à ocupação da reitoria da UNESP! Força à todxs companheirxs! Vamos mudar a correlação de forças, juntos e organizados somos mais fortes.

0 comentários:

Postar um comentário