quinta-feira, 20 de setembro de 2012

CARTA DA JUVENTUDE ÀS RUAS A RESPEITO DA GESTÃO 2012 DO CACH, QUE SE DESFEZ E HOJE NÃO CORRESPONDE MAIS À CHAPA QUE FOI ELEITA PELOS ESTUDANTES. O QUE FAZER FRENTE A ISSO?


Quando uma chapa de centro acadêmico deixa de existir o que temos que fazer? Um debate sobre os últimos acontecimentos do CACH.

Todos os anos ocorrem eleições de Centro Acadêmico no instituto, onde a chapa ganhadora tem o intuito de levar pelo ano seguinte a proposta pela qual foi eleita pelos estudantes. Partindo desse elemento, fundamental das eleições, chamamos os estudantes a discutir a atual situação do CACH, para que todos possam opinar e se posicionar sobre o seu próprio Centro Acadêmico, haja vista, a situação crítica no qual este se encontra hoje. A situação concreta é: hoje a gestão eleita pelos estudantes não existe mais; quase toda a composição inicial de coordenadores não participa mais das reuniões e atividades do CA; e a própria concepção inicial, com o qual a chapa ganhou, não se mostra mais como prática do C.A.

Para concretizarmos uma alternativa para essa problemática, na penúltima reunião do C.A. (04/09) havíamos proposto um ponto de balanço da gestão, para a reunião seguinte. O método de balanço, além de ser responsabilidade elementar das gestões eleitas, é de profunda importância para o conjunto do movimento, para que este possa amadurecer, mantendo uma relação democrática e orgânica com a base dos estudantes. Na já referida reunião, que ocorreu dia 11/09, propusemos a construção de um material aberto expressando um balanço público da atual gestão, no qual todos os estudantes e organizações políticas pudessem expressar suas posições sobre o CA, e assim discutir amplamente com todos os estudantes para construirmos uma assembleia, e através de uma discussão democrática, decidirmos os rumos do centro acadêmico, tendo como método a auto-organização e autodeterminação desde as bases dos estudantes.

Infelizmente, a proposta do material e da assembleia foi recusada pelos companheiros do PSTU - hoje maioria nas reuniões abertas do CACH, além de contar com dois militantes dentro da atual gestão. As justificativas para a recusa das propostas são, ironicamente: o afastamento do CA. da base dos estudantes, ou ainda, “ que os estudantes não estariam interessados em discutir”; como se isso, isentasse de responsabilidade a gestão de realizar o balanço público. Em meio disso, há uma chapa eleita agonizante, na qual os poucos que restaram mudaram suas concepções de centro acadêmico e é incapaz de realizar as tarefas mais elementares. Não podemos concordar com a postura burocrática dos companheiros, que pretendem isolar os importantes acontecimentos, relativos ao C.A. e à gestão, do conjunto dos estudantes do IFCH.

A posição dos companheiros do PSTU é tão absurda, que mesmo compartilhando o balanço negativo e a avaliação da realidade de que o CACH está afastado dos estudantes, permanecem calados dentro da gestão – onde daqui a pouco restarão somente eles – mantendo reuniões esvaziadas, passando políticas, como se nada estivesse acontecendo. Assim esperam, religiosamente, pelo calendário das instituições, pelas eleições no final do ano, impedindo que ninguém saiba, omitindo, por assim dizer, a atual crise. Na prática isso significa querer substituir os próprios sujeitos políticos, ao invés de priorizar que eles sejam protagonistas. E o pior, os companheiros são contra um material informativo, pelo qual os estudantes entrassem em contato com a atual situação do CACH e com as distintas posições sobre o transcurso dos fatos. Ademais sendo contra a assembleia, impedem que os próprios estudantes possam opinar sobre o centro acadêmico que elegeram, e, teoricamente, devia representa-los. Nós da Juventude Às Ruas discordamos profundamente da posição do PSTU, pelo seu caráter antidemocrático, e levamos a proposta do balanço publico para que todos possam conhecer, inclusive como meio para reaproximar os estudantes, colocando como primeiro ponto de balanço o próprio afastamento, possibilitando que os próprios estudantes digam que centro acadêmico pretendem construir.

Achamos que este debate deve continuar, pois, a importância de haver um balanço público não se trata apenas, embora sendo já suficiente, de seu caráter democrático, de “prestar contas” aos estudantes do IFCH que votaram, ou não, nesta chapa. Trata-se também de dar passos à frente no movimento estudantil, para que possamos a partir de nossas ações, das distintas concepções de centro acadêmico e visões do movimento estudantil possamos identificar nossos erros, buscando sua própria superação. Nesse marco, consideramos fundamental e democrático que todos os estudantes do IFCH possam opinar, e serem sujeitos políticos. Convidamos a todos que estejam presentes na próxima reunião do CACH (terça-feira, às 17:30) para que também se posicionem sobre essas questões, garantindo todos os meios possíveis para que os estudantes possam ser sujeitos de seu centro acadêmico, tal como uma assembleia, um material com as posições e opiniões, e quantas ideias sejam necessárias para isso. Que cada voz possa ser ouvida e cada posição possa ser debatida!

Convidamos todos a discutir com a gente o que fazer, hoje as 17h no IFCH

Juventude às Ruas - Campinas, 19 de setembro de 2012.

0 comentários:

Postar um comentário