terça-feira, 29 de novembro de 2011

ATO-DEBATE: Em defesa dos 73 presos políticos da USP! Pela retirada de todos os processos a estudantes e trabalhadores! Sábado, dia 03/12 às 14h no TEATRO COLETIVO, São Paulo.

No dia 08/11, o governo do Estado de São Paulo e a Reitoria da USP foram responsáveis pela prisão ilegal e arbitrária de 73 ativistas do movimento estudantil e sindical que protestavam pela retirada da Polícia Militar da USP, a anulação do convênio entre a USP e a Polícia Militar assinado em setembro de 2011 entre o reitor Rodas e o governo Alckmin, e o fim dos processos administrativos e judiciais contra ativistas do movimento estudantil e sindical da universidade. Concordando-se, ou não, com o método de luta utilizado ou com o mérito da causa defendida, o fato é que o indiciamento dos manifestantes, ainda mais considerando a força policial totalmente desproporcional que foi utilizada, representa uma forma de criminalização da política, uma repressão aos movimentos sociais, um atentado à democracia e uma agressão aos Direitos Humanos, visto que a Declaração Universal, de 1948, garante a liberdade de opinião e de expressão (art. 19), preconizando que cumpre ao Estado de Direito respeitar o exercício da ação política de natureza reivindicatória, "para que o homem não seja compelido, como último recurso, à rebelião contra a tirania e a opressão".

Chamamos todos aqueles que são contrários à criminalização dos 73 presos políticos da USP e que defendem a anulação dos inquéritos policiais e a retirada de todos os processos a estudantes e trabalhadores, a participarem do ato público, como parte de uma campanha nacional contra a criminalização dos lutadores sociais.

Sábado 03/12 às 14h

Local: TEATRO COLETIVO
 R. Consolação 1623 - sala 1 (em frente ao Cemitério da Consolação)

DEBATEDORES*

- Francisco de Oliveira
- Jorge Grespan
- Jorge Luiz Souto Maior
- Luiz Renato Martins
Professores da USP

- Rafael Alves
Estudante processado e preso político
- Mafê
Estudante processada da Ocupação de 2007

- Claudionor Brandão
Demitido Político
- Aníbal Cavali
Processado
Diretores do Sindicato de Trabalhadores da USP

*Movimentos sociais e outros debatedores ainda a confirmar.

0 comentários:

Postar um comentário