terça-feira, 30 de abril de 2013

Assembleia Geral dxs estudantes de Marília delibera a continuidade da greve e ocupação!

Cerca de 350 estudantes dos nove cursos da UNESP de Marília reuniram-se em assembleia na noite desta última segunda-feira, 29/04, e deliberaram por ampla maioria pela continuidade da greve geral e da ocupação do prédio da direção da faculdade. 

Além do debate sobre permanência estudantil, que vem sendo até aqui o motor da mobilização, as intervenções na assembleia expressaram muito a necessidade de lutar contra o PIMESP (Programa de Inclusão por Mérito do Estado de São Paulo). Xs estudantes denunciaram a tentativa da reitoria da UNESP de tentar aprovar o PIMESP na calada da noite na última reunião do Conselho Universitário, atropelando mais uma vez qualquer forma de discussão e debate democrático entre estudantes, trabalhadorxs e professorxs. As falas desmascararam o projeto que, revestido com um verniz de democratização do acesso as universidades estaduais, avança na elitização da universidade ao promover a exclusão dxs estudantes filhxs de trabalhadorxs da universidade. O PIMESP impõe uma espécie de "college" de dois anos de duração que xs estudantes negrxs, indígenas e oriundos da escola pública teriam que ultrapassar para só aí entrar num curso de graduação na USP, UNESP e UNICAMP. Além de uma formação aligeirada e estruturada no ensino à distância, a concepção pedagógica do projeto é centrada em "despertar" o espírito empreendedor dxs estudantes, ou seja, impregna-los com uma ideologia burguesa individualista baseada na auto-promoção social e na ilusão de que todxs podem se tornam pequenos patrões.

Foi discutida também a tendência a expansão da mobilização para outros campus da UNESP para além de Marília, Ourinhos e Assis que já estão em greve. Para contribuir neste sentido, foi organizada a ida de estudantes para ajudar a construir a mobilização em outros campus e a necessidade de dar todo peso para a construção do Conselho de Entidades da UNESP que acontecerá no final de semana de 4 e 5 de maio na ocupação da UNESP de Ourinhos. Ao mesmo tempo em que acontecia a assembleia em Marília, estudantes da UNESP de Presidente Prudente aprovaram em assembleia uma paralisação para a próxima terça, 08/05, mostrando claras perspectivas de avanço da mobilização. Nesta terça-feira, 30/04, acontecerão assembleias nos campus de Bauru e Franca que, além de organizar a ida ao Conselho de Entidades, discutirão possíveis ações de solidariedade e caminhos para se incorporar na luta que cada vez mais ganha contornos estaduais.


Por fim, xs estudantes votaram pela organização de uma grande ato unificado no centro da cidade de Marília contra o PIMESP e pela democratização das universidades na próxima sexta, 03/05, às 09H. Para a construção desse ato, será feito um chamado aos estudantes secundaristas, maiores interessados na democratização do acesso a universidade, e também aos professores da rede pública que estão mobilizados e em greve pela garantia de direitos mínimos que garanta melhores condições de trabalho. A ideia é dialogar e ganhar o apoio da população de Marília denunciando que os problemas que xs estudantes da UNESP enfrentam hoje fazem parte de um mesmo projeto de educação que precariza todos os níveis de ensino e que também estamos em luta para que todxs xs filhxs de trabalhadorxs possam estudar em universidades públicas!

Na próxima terça, 30/04, acontecerá na ocupação de Marília o lançamento da 2ª edição do livro "A precarização tem rosto de mulher" com a presença de Diana Assunção e Claudionor Brandão, diretores do Sindicato dos Trabalhadores da USP. A atividade será muito importante para reforçar a posição dxs estudantes de Marília de sempre se colocar ao lado dxs trabalhadorxs contra a precarização do trabalho e de apostar suas fichas na potencialidade da aliança operário-estudantil

0 comentários:

Postar um comentário