quarta-feira, 29 de agosto de 2012

CHILE - Basta de violência e abusos sexuais aos que lutam! Duplamente Reprimidas, Duplamente Combativas!

Por Agrupação Combativa Revolucionária (ACR) – Chile 


Nas últimas semanas temos visto como os Carabineros (como são chamados os policiais chilenos) reprimem os secundaristas depois de desalojarem as escolas e colégios que foram ocupados pelos estudantes contra a Lei Hinzpeter que criminaliza quem se manifestar para exigir um direito como é a educação gratuita ou as demandas dos trabalhadores e do povo pobre. 

Depois de serem detidos pelos policiais nas desocupações os jovens têm sofrido abusos sexuais, violência desmedida, são espancados e obrigados a ficarem nus. Uma jovem declarou que vários efetivos das Forças Especiais a golpearam com cassetete, o esfregaram em seu órgão sexual e baixaram as calças em sua frente, esfregando o pênis em seu rosto e corpo durante a transferência para a delegacia, o que durou mais de três horas. 

Em Calama, outro fato soma-se a estas acusações. Quatro alunos denunciaram que foram obrigados a se despirem em frente aos Carabineros recebendo humilhações. Isso também ocorreu em Rancagua, onde estudantes do colégio María Luisa Bombal foram obrigados a se despir numa Delegacia da Sexta Região. As estudantes do colégio Betsabé Hormázabal e Alarcón de San Miguel escreveram uma declaração após a violenta desocupação que viveram, após ocuparem o colégio para reativar a luta pela educação gratuita e de qualidade “na delegacia fomos espancadas, enquanto uma de nós, uma companheira de apenas 16 anos, foi abusada sexualmente dentro de um posto móvel por três policias no caminho até o hospital para verificar as lesões. Toda essa brutalidade, todas essas agressões são respaldadas pelas autoridades municipais”

Desde a Agrupação Combativa Revolucionária, na Universidade de Santiago do Chile (USACH), dizemos basta de violência machista! Devemos nos organizar para colocar fim a todos esses abusos, que estão diretamente ligados com a linha repressiva do governo de direita de Piñera que quer tornar invisíveis os milhares de estudantes que lutam por uma educação gratuita e de qualidade. Dizemos não à lei Hinzpeter que criminaliza estudantes, trabalhadores e a população, dando mais margem à intensificação da repressão enquanto os repressores culpados pelos assédios e pela morte de Manuel Gutiérrez gozam de absoluta liberdade! 

E o que dizem as direções do movimento estudantil? 

Boric (um autonomista) disse acreditar num princípio, que ninguém é culpado até que se prove o contrário. Aqui vemos como as direções não são capazes de fazer uma grande denúncia de todos esses abusos que comentem os policiais (que nas mobilizações de 2011 também estiveram presentes, assim como também reprimiram as mulheres mapuches com estupros e abusos sexuais!) e deixam que a justiça, a mesma que deixou livre o assassino de Manuel Gutierrez, apurem esses fatos. Sabemos que a justiça está à favor dos que dia-a-dia reprimem os secundaristas, universitários, trabalhadores e mulheres! 

Não podemos naturalizar forçar jovens a ficarem nuas nas delegacias! 

Abaixo às leis Pinochetistas que deixam livres os policiais assassinos e violadores! 

Construir uma Agrupação Combativa e Revolucionária que diga NÃO AOS ABUSOS POR PARTE DAS FORÇAS ESPECIAIS! 

0 comentários:

Postar um comentário