domingo, 11 de agosto de 2013

Greve dos Transportes parou a cidade de Campinas! É necessária a unificação da luta entre a juventude e trabalhadores!

Por Angelo H.


A greve dos trabalhadores do transporte público em Campinas parou 517 ônibus (o que representa mais da metade da frota da cidade) e também paralisou 85 linhas da EMTU, que faz o transporte na região metropolitano. A empresa e o governo tentam cortar os direitos do convênio médico, dizendo que a culpa "é dos que quiseram que abaixasse 30 centavos da tarifa", querendo jogar os trabalhadores contra a juventude e as manifestações de rua. Os motoristas e os cobradores disseram BASTA, paralisando a cidade por dois dias, passando por cima da burocracia sindical governista que tentou barrar a mobilização logo após o primeiro dia de paralização. Diferente do que normalmente ocorre quando há greve no setor de transporte e os ônibus não saem da garagem, desta vez foi diferente: centenas de ônibus paralisaram uma das principais avenidas de Campinas, fazendo piquete com  os veículos, mostrando a força de luta desses trabalhadores seguindo a revolta e radicalização das jornadas de junho.
Em junho um dos gritos que se escutavam nas ruas era “O motorista o cobrador me diz ai se seu salário aumentou”. Em Campinas, mesmo com a redução fruto das mobilizações, ainda tem uma das passagens   mais caras do Brasil, valor  que não se reflete nos holerites dos trabalhadores que recebem salários de fome, enfrentam condições de trabalho degradantes e insalubres,  precariedade dos veículos e superlotação, condições essas evidenciadas no acidente com vários feridos e um morto no dia 23 de julho[1].
O transporte “público” nas mãos dos empresários é a busca pelo lucro desenfreado, lucro esse que não se reverte na melhoria do transporte, não se reverte em melhores condições de trabalhos. Na fala de um motorista essa questão fica clara: "vocês não dizem que querem transporte de qualidade e mais barato? A gente também quer, que qualidade pode ter se a gente não tem nem saúde pra trabalhar?
No mês de Junho a juventude se levantou para lutar, e a demandas desatadora das mobilizações foi justamente a luta pelo transporte. A alta tarifa, a péssima qualidade e a precarização do trabalho são partes do mesmo problema, para modificá-la e garantir transporte público de qualidade para todos, onde o passe-livre para estudantes, desempregados e aposentados seja um direito, é fundamental a estatização dos transportes, única medida possível de arrancarmos das mãos dos empresários um direito que é de toda população. Enquanto a burguesia responde com repressão nossas mobilizações, como foi a reintegração ilegal e violenta da Câmara dos Vereadores que prendeu 138 jovens, a união entre a juventude, trabalhadores do transporte e usuários deixará governos e empresários em pânico. É necessário que confluamos nossas lutas, para que a própria juventude comece a identificar a classe operária como um aliado estratégico para sua luta!


0 comentários:

Postar um comentário