terça-feira, 22 de julho de 2014

Contra a privatização da Companhia de Trólebus de Araraquara!

Os ataques sofridos pela CTA (Companhia de Trólebus de Araraquara) nos últimos tempos, com a entrega de linhas para a empresa privada Paraty e a precarização dos serviços oferecidos e das condições de trabalho da CTA, fazem parte de um plano programado de privatização, já em andamento, dos serviços públicos na cidade de Araraquara e região que, no caso do CTA, está em vias de se realizar completamente. Com a privatização completa deste serviço mais de 500 funcionários da CTA serão demitidos e terão seus direitos trabalhistas atacados.
Existe um grupo de trabalhadores se organizando para fazer frente ao processo. O programa proposto pelas organizações de esquerda, PSOL e PSTU, para o problema da CTA é um programa de viabilidade financeira que não se propõe a mobilização de trabalhadores e usuários, limitando a luta às vias legais, subordinando a “salvação” da CTA à mesma casta de políticos, que, em realidade, são os responsáveis por sua privatização. Assim, não dão peso à construção de espaços de deliberação dos trabalhadores pra que organizem sua própria luta.
Nós, da Juventude às Ruas e outros estudantes independentes da UNESP, panfletamos diariamente praticamente todas as trocas de turno (à 00h e às 4:30) focando nossa argumentação no arrocho salarial e na piora das condições de trabalho caso ocorra a privatização, nos métodos de luta da classe trabalhadora relembrando os exemplos dos garis do Rio e ABC, ressaltando sempre a expressa necessidade da auto organização desde às bases para sobrepor-se ao desmandos do patrão e do sindicato pelego. Com esse trabalho, somado a disposição de luta dos trabalhadores, conseguimos implodir a audiência pública que daria um passo decisivo no processo de privatização. Cerca de 100 trabalhadores compuseram a ação.
O transporte é um direito de todos, sendo a própria cobrança de tarifas um ataque àqueles que necessitam deste serviço para trabalhar, ter acesso à cidade, cultura, lazer, saúde, educação. A estatização dos transportes, inclusive das linhas da empresa Paraty, com controle pelos trabalhadores e usuários com custeio público deste serviço e o não pagamento da divida da empresa com empresas privadas são a única possibilidade frente aos ataques ao direito ao transporte público, gratuito e de qualidade. Agora, estamos ajudando a construir uma assembléia no dia 26 de Julho para que os trabalhadores consigam deliberar suas próximas ações.
CONTRA A PRIVATIZAÇÃO! ESTATIZAÇÃO DA PARATY SOB CONTROLE DE TRABALHADORES E USUÁRIOS!
MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO E PASSE LIVRE JÁ!
ASSEMBLÉIA DE TRABALHADORES!
UNIDADE DOS TRABALHADORES CONTRA O PROJETO PRIVATISTA!

0 comentários:

Postar um comentário