quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Participem do Acampamento da Juventude às Ruas

Nos dias 2 e 3 de fevereiro iremos realizar na cidade de Campinas o primeiro “Acampamento da Juventude às Ruas” e convidando a todos para participaram desse encontro.

Em meio ao sexto da crise capitalista, onde a juventude e a classe trabalhadora saem à cena política, novos fenômenos políticos brotam em cada canto do mundo. Economicamente a burguesia não consegue apontar para um horizonte próximo qualquer resolução da monstruosa crise que gestou. O desaceleramento da economia chinesa, a estagnação da economia norte-americana e européia são claras evidencias da magnitude histórica da crise que hoje vivemos. No Brasil os primeiro reflexos dessa crise já podem ser sentidos, onde os governantes e a intelectualidade burguesa já se mostram temerosos com o obscuro ano que se desenha em 2013. Enquanto isso, é descarregado sobre os ombros da grande maioria da população os pesados custos da crise, ação que vem acompanhada de respostas de setores amplos de massas, onde a juventude se mostrou protagonista nesse primeiro momento de forte ebulição política e social. 

Após trinta anos de contra-ofensiva neoliberal, com anos de ataques e derrotas nas costas dos trabalhadores, a conjuntura internacional põe abaixo as tradicionais teorias dos ideólogos burguesas que sustentavam que a história havia acabado. Os levantes no Magreb e no Norte da África mostraram ao mundo milhões de pessoas derrubando velhos regemos sustentados pelo imperialismo norte-americano e europeu. No Chile, México, Canadá, EUA, Espanha e em todo o mundo mostra que nasceu sem medo está disposta a fazer o que for necessário para garantir seu futuro. 

Porém esses processos não ocorrem sem contradição, e com tentativas de desvios para contenção do descontentamento das massas. Governos fantoches, as burocracias do movimento estudantil e de trabalhadores, direções reformistas e pequeno-burguesas, e o próprio imperialismo armam suas armadilhas para que esses processos em curso não questionem os pilares do capitalismo. Para enfrentar esses desafios colocados no percurso dessas mobilizações é necessário que atuemos conscientes extraindo suas lições armados das experiências da história e da luta de classes relegados pelo marxismo revolucionário. Uma juventude internacionalista, que atue ao lado do que existe de mais avançado no mundo é uma tarefa fundamental para cada jovem que carrega consigo a ânsia de revolucionar o atual estado das coisas. A reatualização da etapa de crises, guerras e revoluções ferve sobre decadência da atual fase imperialista do capitalismo mundial. Para andarmos ao lado da história, propomos que esse seja um dos debates centrais de nosso acampamento, para que enriquecidos com essas conclusões e atuando de forma internacionalista possamos avançar para nos preparar para viradas mais abruptas da história. 

Motivados por esses debates e objetivos queremos convidar a todos para participarem do acampamento conosco, que para além da ebulição de idéias e políticas, também servirá de espaço para que possamos trocar experiências de luta e de vida, conhecer novas pessoas, e avançar para a construção de uma juventude revolucionária que faça diferença quando a realidade e a história exigirem. 


Participem! 

ÀS RUAS!

1 comentários:

[ A proposta é que façamos uma discussão baseada no artigo de Claudia Cinatti publicado na Estratégia Internacional - Brasil № 6 "Luta de classes e novos fenômenos políticos no quinto ano da crise capitalista", que sintetiza os principais elementos estratégicos nesse período que se abre. Para receber o texto, envie um e-mail para karolcomum@gmail.com ]

Postar um comentário