sábado, 12 de janeiro de 2013

Não à reintegração de posse da aldeia Maracanã! Nenhuma repressão aos índios!

Hoje o Batalhão de Choque da Policia Militar cercou a Aldeia Maracanã para implementar, mesmo sem mandato, a reintegração de posse que pretende desalojar várias famílias indígenas e destruir o local, construindo um estacionamento como parte das obras do Estádio do Maracanã.
Todos os milionários riem à toa com a Copa e as Olimpíadas. Cabral, Paes e Dilma falam como estes grandes eventos trarão benesses inimagináveis ao povo. Mas isto não é verdade! Estes eventos estão sendo construídos à base da exploração do trabalho dos operários nas obras que precisam fazer greve para conseguir água para beber e aumentos de salários. Está sendo construído privatizando áreas inteiras da cidade como na região portuária, e principalmente expulsando os pobres, os negros, os índios que estão no caminho da especulação imobiliária para estas obras. É assim que destruirão uma escola municipal junto ao Maracanã que é a 7ª melhor avaliada em todo o estado e querem destruir a aldeia Maracanã.

Esta aldeia é uma ocupação mantida por diferentes grupos indígenas de todo o país que reivindicam o seu direito a este território que foi historicamente o "Museu do Índio" e por muitos anos serviu de alojamento e "embaixada" dos povos indígenas no Rio. Com esta demolição, que já estão começando a fazer, pouco a pouco, começando pelos muros, estão querendo não só abrir mais espaço para estacionamentos e outros negócios que privatizaram e entregarão aos Eike Batista da vida, estão querendo retirar um pequeno mas importante símbolo de que esta terra não será privatizada, militarizada para seus negócios.

Além disso, começamos o ano com mais uma tragédia anunciada no Rio de Janeiro com as casas e morros soterrados e rios que transbordam, mortos nos distritos de Xerém em Duque de Caxias e mais de 3 mil desabrigados neste e nos demais municípios afetados como Nova Iguaçu, Angra dos Reis, Mangaratiba, Petrópolis e Teresópolis.

Lutemos em defesa da aldeia Maracanã e contra todas as remoções e a exploração do trabalho que estão fazendo com a Copa e Olimpíadas! Por assembleias nos locais de trabalho, nas escolas e universidades para a partir de nossos locais de trabalho e estudo votemos medidas de luta em defesa desta aldeia e de todos os trabalhadores e povos no caminho da Copa e Olimpíadas!

Juventude Às Ruas - Rio de Janeiro

0 comentários:

Postar um comentário